A ansiedade em saber o sexo do envolve uma grande quantidade de casais após o diagnóstico de gestação por um teste de gravidez positivo. A programação do enxoval, a escolha do nome, a cor do quarto, e outros fatores podem colaborar para esta ansiedade e justificar o desejo do casal em saber o quanto antes se seu bebê é menino ou menina.
A porcentagem dos meninos e das meninas que nascem são equiparadas e a ultrassonografia, mesmo de excelente qualidade técnica, somente poderá responder a esta pergunta por volta da 17ª semana de gestação.
Quando o teste pode ser realizado?
A partir da oitava semana de gestação, momento em que já é observada uma adequada troca entre o sangue do bebê com a mãe. Antes desta idade gestacional existe a possibilidade de falsos resultados o que levará a uma nova coleta de sangue após a 8ª semana de gravidez.
Sobre a sexagem fetal
Uma técnica não invasiva e atual metodologia realizada por estudo do material genético do bebê no sangue da mãe. Com um excelente grau de acerto e sem necessidade de jejum para a coleta, a sexagem é baseada em genética humana. A diferença entre o sexo masculino e o sexo feminino está nos cromossomos sexuais. Enquanto a menina apresenta dois cromossomos X, o menino possui um cromossomo X e um Y.
No teste é feita a análise do DNA fetal presente no sangue da mãe por meio de uma técnica específica. O exame revela a presença ou ausência do cromossomo Y. A presença do Y indica o sexo masculino e a sua falta, o sexo feminino. O método possui excelente sensibilidade e especificidade, com índice de acerto superior a 99%.
O laboratório Sérgio Franco disponibiliza o teste em todas as suas unidades de atendimento, com prazo de oito dias úteis, desde a coleta até a liberação do resultado.