Ecocardiografia: como funciona esse exame e quais os tipos disponíveis?

Ecocardiografia

 

A ecocardiografia é um exame que utiliza ondas de ultrassom para gerar imagens e permitir uma análise detalhada da estrutura e do funcionamento do coração, ajudando médicos a diagnosticar e monitorar diversas condições cardiovasculares. Confira a seguir mais informações sobre como esse exame funciona e quando ele é indicado.

O que é ecocardiografia?

A ecocardiografia é um exame que utiliza ultrassom para gerar imagens em tempo real do coração. Essa tecnologia permite visualizar as câmaras e valvas cardíacas, o fluxo sanguíneo e eventuais anormalidades estruturais ou funcionais no órgão.

Vale dizer que os termos "ecocardiografia" e "ecocardiograma" não têm o mesmo significado. Enquanto ecocardiografia refere-se à área de conhecimento, o ecocardiograma é o nome dado ao exame em si, com suas imagens e dados gerados.

 

Agendar Exame

 

Para que serve o exame e como ele é realizado?

A ecocardiografia serve para avaliar a estrutura e o funcionamento do coração. O exame pode diagnosticar condições cardíacas e cardiovasculares, tais como: 

  • Doenças das valvas cardíacas; 

  • Insuficiência cardíaca; 

  • Cardiomiopatias; 

  • Doenças congênitas do coração; 

  • Trombos cardíacos; 

  • Derrames pericárdicos. 

 

A ecocardiografia é realizada por um cardiologista especializado no exame. Ele irá utilizar um transdutor, aparelho que é colocado em contato com o paciente e emite e recebe ondas sonoras, gerando imagens do coração que serão exibidas em um monitor.

Ecocardiografia transtorácica

A ecocardiografia transtorácica é a forma mais comum desse exame e é indicado para avaliar a estrutura do coração, detectar insuficiências valvares e identificar cardiomiopatias. Não exige preparo específico e pode ser feito em qualquer idade. 

Nele, o paciente deita-se em uma maca e um gel condutor é aplicado sobre o tórax para facilitar a transmissão das ondas sonoras. O transdutor é então movimentado sobre a pele, captando as imagens do coração. 

Ecocardiografia transesofágica

A ecocardiografia transesofágica é um tipo de ecocardiografia mais invasivo. O transdutor é inserido no esôfago do paciente para obter imagens mais detalhadas do coração. 

A ecocardiografia transesofágica é indicada quando a ecocardiografia transtorácica não fornece imagens adequadas, como em pacientes obesos, com doenças pulmonares ou condições cardíacas que exigem uma análise mais detalhada, como em pacientes portadores de próteses valvares, suspeitas de cardiopatias congênitas ou suspeita de endocardite infecciosa. O exame também é útil para avaliar estruturas cardíacas específicas, como as válvulas cardíacas. 

O preparo para a ecocardiografia transesofágica inclui jejum de algumas horas antes do exame (já que o transdutor precisa ser inserido pela garganta). O paciente também recebe sedação para relaxar durante o procedimento.

Ecocardiografia fetal

A ecocardiografia fetal é um exame realizado durante a gestação para avaliar o desenvolvimento do coração do bebê. O exame é seguro e não invasivo. 

Ele é recomendado em casos de histórico familiar de doenças cardíacas, diabetes materno ou suspeita de anomalias congênitas no feto. O exame é indolor, não exige preparo especial pode ser feito a partir da 18ª semana de gestação. Também não exige preparo especial 

Ecocardiografia com Doppler

A ecocardiografia com Doppler é um tipo de ecocardiografia que avalia o fluxo sanguíneo no coração. O exame utiliza o efeito Doppler, que é a mudança na frequência das ondas sonoras quando elas refletem em um objeto em movimento. 

A ecocardiografia com Doppler é indicada para avaliar a função das valvas cardíacas, diagnosticar doenças cardíacas congênitas e monitorar a resposta ao tratamento. 

Dentro desta variação estão exames como o Ecardiograma com Doppler tecidual para ressincronização cardíaca, que analisa a relação entre a atividade elétrica e a contração muscular do coração; e o Ecodopplercardiograma com strain, que mede a deformação do coração (chamada de Strain) utilizando o ultrassom doppler e eletrodos posicionados no tórax. 

Ecocardiografia de estresse

A ecocardiografia de estresse avalia o coração sob esforço e pode ser feita durante um exercício físico (como correr na esteira) ou utilizando remédios que simulem esse efeito no organismo.

O exame é indicado para detectar isquemia cardíaca e avaliar a capacidade funcional do coração. É um método considerado importante para avaliar pacientes com suspeita de doença arterial coronariana. Também pode ser indicado em pacientes com doenças valvulares para avaliar a sua repercussão durante o esforço.

Para o preparo, recomenda-se que o paciente avalie especificamente com a central de marcação orientações específicas para cada modalidade. É importante também avaliar junto ao médico do paciente se há necessidade de suspender alguma medicação que esteja tomando.

Quanto custa uma ecocardiografia?

Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de ecocardiografia, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.

 

Agendar Exame

 

Fonte: Dr. Alex Felix - Cardiologista